terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marcos Calls - aniversariante do dia!


Marcos César Cals de Oliveira, nasceu no dia 11 de janeiro de 1964. De tradicional família de políticos, é filho do ex-ministro de Minas e Energia, César Cals de Oliveira Filho, que também foi governador do Estado do Ceará e senador da República.
        Em 1986, com apenas 22 anos, conquistou a primeira vitória nas urnas pelo extinto PDS, sendo eleito o mais novo deputado estadual da história do País. Atualmente, está no exercício do sexto mandato na Assembléia Legislativa.
         Formado em sociologia pela Universidade Fortaleza, preocupado com as causas sociais e com atuação voltada para as pessoas humildes do Interior do Estado e das pequenas comunidades, Marcos Cals demonstrou logo no início da vida parlamentar uma grande capacidade de articulação.
         Excelente negociador, sempre soube ouvir e ponderar diante das situações mais conflituosas do Poder Legislativo. O bom trânsito com os parlamentares e o grande senso administrativo levou-o a ocupar por duas vezes o cargo de primeiro-secretário, e posteriormente, foi eleito Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, para o biênio 2003/2004 e reconduzido, por unanimidade de votos, para o biênio 2005/2006.
         Em sua gestão foi instalada a TV Assembléia, uma iniciativa inovadora, sendo o primeiro canal de televisão com transmissão aberta do Poder Legislativo do Brasil.
         Outra conquista alcançada no âmbito legislativo foi a concessão da FM Assembléia junto ao Congresso Nacional. Com uma equipe de profissionais especializados, deixou a emissora preparada para a instalação, munida com equipamentos de última geração.
         Em 2007, licenciou-se e assumiu a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Com determinação e espírito democrático, implantou uma administração em que a sociedade é vista como o vetor principal da atividade pública, fazendo da cidadania a palavra de ordem do exercício democrático, mantendo contato direto com a sociedade, desenvolvendo parcerias e inovando nos projetos destinados à Justiça e Cidadania, permanecendo naquela Pasta até março de 2010.
       

Um comentário: